Faraó da Ostentação

Faraó da Ostentação

Neb Jeperu Ra

Neb Jeperu Ra

Dentre os diversos bens encontrados na tumba de Tutankamon (alimentos, animais e até servos), foram descobertas diversas jóias que revelam uma refinadíssima técnica de ourivesaria (técnica de artesanato que consiste na elaboração de jóias com pedras e metais preciosos). Esta jóia, em específico, é um peitoral do rei e tem cerca de 20×13 cm e ocupava quase o peito todo.

O uso de imagens de hieróglifos era muito comum na construção de jóias com o nome do rei e, no caso desta em especial, poderia ser identificada como Neb Jeperu Ra, que teria sido o nome do trono de Tutankamón. Neste sentido, a barca solar define o hieróglifo Neb, enquanto o escaravelho ao centro formaria a palavra Jeper que, junto com as três flores de lótus que ficam na base da jóia, se transformam no plural Jeperu, assim como o disco solar da parte superior da jóia significa Ra.  #faraóostentação

Na verdade, toda essa “ostentação” dava legitimidade ao Poder do Faraó, que centralizava os poderes político, econômico e religioso, ao ser interpretado como um Deus Encarnado. Perspectiva que difere da concepção teocrática dos mesopotâmicos. que consideravam seus reis (Patesis, seria o termo correto) representantes dos deuses na Terra, ok?

Se você acha isso estranho, imagina o que dirão os arqueólogos daqui 300 anos (ou mais), quando descobrirem que pessoas do século XXI eram capazes de usar jóias até nos dentes ou mesmo tatuar o corpo com símbolos de marcas famosas de roupas e tênis?! … uhauhauhha

Você pode não ter percebido, mas a cantora Katy Perry fez uma apropriação bem-humorada deste conceito em seu clipe Dark Horse! Não percebeu? Olha aqui:

katy-perry_story_650_021414052808_022614054803

Grillz – jóia para os dentes

Esta peça se chama grillz, jóia para ser usada nos dentes e que foi difundida inicialmente pelos rappers americanos e representam o nível máximo de “riqueza”, feitos geralmente de outro ou platina, cheios de diamantes e outras pedras preciosas. Tá achando o que???

Curta e siga PaleoNerd no Facebook e acompanhe as próximas publicações! 🙂

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd