A escrita Fenícia

A escrita Fenícia

Como surgiu a escrita como conhecemos hoje?

A origem da escrita fonética remonta a um antigo povo denominado fenícios. Conhecidos como o povo do mar, esta civilização ficou famosa pela realização de um poderoso comércio marítimo baseado na exportação de cedro, artesanato e púrpura.

Phoenician_alphabet

Alfabeto Fenício

O fato de serem grandes comerciantes forçou este povo a desenvolver uma escrita fonética que, pela primeira vez apresentou um alfabeto silábico, diferente dos hieróglifos ou escrita cuneiforme, cujos desenhos representam uma ação ou analogia a um objeto.

Escrita Fenícia

Escrita Fenícia em pedra

Foi baseado na escrita deste antigo povo, que os gregos desenvolveram seu alfabeto: adaptaram o alfabeto fenício e inseriram as vogais. Da mesma forma, posteriormente, os romanos vieram a se apropriar da escrita grega.

Como um breve exemplo desta escrita, deixo com vocês a VOTIVE CIPPUS, um pequeno marco tumular em pedra que aponta caráter bilíngue, ao reunir os escritos em fenício e grego! Encontrado no sítio da cidade de Rabat, em Malta, este objeto é feito em mármore, com medidas de 50cm x 23,5 cm x 8 cm , e escrita gravada em baixo-relevo:

Escrita fenícia

Isso significa que, se hoje usamos as letras do alfabeto pra digitar nossas mensagens no celular é graças ao desenvolvimento da escrita, que partiu do sistema Fenício!

PaleoNerd

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd