5 Museus interativos no Brasil

5 Museus interativos no Brasil

Há certo tempo o conceito de museus tem mudado. Ainda bem, né? Quem lembra de uma visita em museu quando víamos expostas aquelas coisas mórbidas como uma mecha de cabelo da Princesa Isabel, aves empalhadas, esqueletos, escarradeiras (é, você já viu uma?). Claro que este tipo de exposição também é importante, afinal nos coloca em contato com peças inimagináveis na nossa época como uma….escarradeira. =p Daria pra escrever muuuuuita coisa sobre esse tópico, mas vamos deixar pra outro dia, ok?

Atualmente temos vários exemplos de museus interativos, que nos permitem maior identificação com o tema. Esses espaços estão cada dia mais “abertos” e “próximos” do público, com explicações menos teóricas e com interações tecnológicas que nos levam no tempo (passado e futuro) e nos permite, virtualmente, vivermos a experiência. Você não precisa mais se sentir “fora da caixa”, nem ser um expert para entender as exposições. Quer alguns exemplos? Veja as fotos!

1) Catavento Cultural – São Paulo/SP

ciencia-e-voce-catavento-cultural-e-educacional

Catavento Cultural – São Paulo/SP

O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. O museu é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade, em uma área de 4 000 m² com 250 instalações. Lá o visitante pode tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia. Ótimo principalmente pro pessoal do Ensino Fundamental, mas é claro que é para todas as idades.

2) Museu do Futebol

museu do futebol

Museu do Futebol – Sala das Flâmulas

Vale a pena a visita, mesmo para quem não é fanático por futebol. O Museu do Futebol foi muito bem estruturado, sempre com uma exposição temporária, além da permanente. O visitante pode caminhar pelo Percurso do Torcedor, composto por 16 etapas. Cada sala apresenta elementos Históricos e emotivos do futebol com muita interatividade e diversão. Instalado no Estádio Municipal do Pacaembu, um ícone da Arquitetura da cidade de São Paulo.

 3) Museu da Língua Portuguesa

Mas….um museu de Línguas? Sim! A Língua Portuguesa é reconhecida como um Bem Imaterial e por isso mesmo a forma de sua apresentação é tão diferente, já que não pode ser colocada em uma redoma. Sendo assim, as salas são preparadas para que o visitante viva experiências, através de instalações interativas. Assim, quem visita fica por dentro da origem da nossa língua, pode aprender novas palavas e ainda se divertir muito.

Daí você pensa: mas o Museu da Língua Portuguesa não deveria ser em Portugal? Sim, até faz sentido. Mas o mais interessante de localizar-se em São Paulo é que esta é a cidade que tem a maior população de falantes do português no mundo, além de estar abrigado na Estação da Luz, patrimônio histórico do Século XIX, edifício por onde passam milhares de pessoas todos os dias.

4) Museu Exploratório de Ciências da Unicamp – Campinas/SP

museu unicamp

Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está instalado dentro das dependências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, por estar dentro de uma Universidade, nada mais justo que permitir ao visitante uma experiência exploratória das Ciências, como uma maneira de fazer com que mais pessoas se apaixonem pelo conhecimento, desmitifiquem o mundo científico e assim sintam-se mais próximas dos conceitos que soam tão teóricos em sala de aula. Muito legal! Também vale a pena a visita, claro!

5) Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte/MG

museu-das-minas-e-do-metal-em-belo-horizonte-3

De onde vem o metal?

5) Museu das Minas e do Metal

Está aí um bom exemplo do investimento privado no âmbito cultural e educacional. O Museu das Minas e do Metal, localizado em Belo Horizonte, é uma iniciativa da Gerdau e tem o intuito de apresentar informações sobre a extração dos minérios, seu processo de transformação até o que conhecemos como aço, entre outros metais.

Olha que legal! Assim como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu das Minas e do Metal também foi instalado em um edifício de Patrimônio Histórico, no chamado Prédio Rosa que foi inaugurado juntamente com a capital mineira e a Praça da Liberdade, em 1897, projetado para ser a Secretaria do Interior.

Pra quem está longe e não pode visitar o museu em BH, está disponibilizado online no site oficial um Tour Virtual que dá uma ideia geral do local e de suas exposições. Assim você também pode conhecer um pouco, mesmo que de casa. Aprender não custa nada! Bacana, né?

Se você já foi a algum desses museus, fala aí pra gente nos cometários qual museus ou o que você gostou mais numa exposição.

Abraço,
PaleoNerd

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerd

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd