Cientistas estudam dieta do Rei Ricardo III por meio de sua ossada

Cientistas estudam dieta do Rei Ricardo III por meio de sua ossada

Ricardo III foi rei da Inglaterra por apenas dois anos durante o século 15, quando morreu na batalha de Bosworth e seu corpo nunca tinha sido encontrado até 2012, em sob o solo de um estacionamento na cidade de Leicester. Para maiores informações, veja aqui. Desde então, os cientistas têm analisado os seus restos mortais na esperança de descobrir mais sobre este Rei medieval.

Rei Ricardo

Ossada encontrada e reconstrução facial do Rei Ricardo III. Fonte

Os pesquisadores se depararam com uma oportunidade única: primeiramente, descobrir se a ossada se tratava de um nobre através do tipo de alimentação (confirmando sua origem) e, o que especificamente de que um Rei se alimentava a cada fase de vida.

Se existisse Instagram na época do Ricardo III, seria muito mais fácil descobrirmos sobre sua dieta. Contudo, de uma maneira muito mais complicada ainda podemos obter respostas por meio de seus ossos! Em um estudo publicado no Journal of Archaeological Science, os detalhes fascinantes sobre sua vida e dieta foram revelados através da análise de seus dentes e ossos.

foto-instagram1

Para a investigação, liderada pelo Geological Survey e pesquisadores da Universidade de Leicester, foram analisadas a composição química de dois dentes e dois ossos (fêmur e a costela) que foram remodelados e analisados em diferentes fases da vida, permitindo que os investigadores reunissem informações desde o início da adolescência até pouco antes de morrer.

Para reconstruir sua história de vida, os cientistas utilizaram a técnica de  isótopos (estrôncio, nitrogênio, oxigênio, carbono e chumbo) sobre os dentes e ossos. Os dentes do rei Richard, que formaram durante sua infância e início da adolescência, confirmaram que ele cresceu em Northamptonshire, mas também sugeriu que ele se mudou quando ele tinha 7 anos, possivelmente movendo mais a oeste. Isso ocorre porque as proporções de isótopos de oxigênio de fosfato de seu esmalte dos dentes eram mais típica das populações que residem em áreas que sofreram maior pluviosidade.

Valores de carbono e nitrogênio também sugeriu que sua dieta mudou significativamente quando ele se afastou de Northamptonshire, passando de uma dieta rica em carne e peixe para uma alimentação à base de cereais. Este foi bastante inesperado dado que as famílias mais abastadas teria consumido mais carne e peixe e menos cereais. No entanto, quando eles olharam para o fêmur, o que representa uma média de condições de longo prazo, eles descobriram que ele mudou-se para o leste como um jovem adulto e durante este tempo ele tinha uma dieta típica de um aristocrata medieval tardio: pão, cerveja, carne, peixe e vinho.

md63k

Por fim, os pesquisadores examinaram uma de suas costelas. Este osso é de alta regeneração celular, portanto, representa apenas os últimos anos de sua vida. Eles encontraram uma mudança significativa no nitrogênio, mas não de carbono, os valores de isótopos, o que poderiam sugerir um outro deslocamento mas isso não corresponde com registros históricos. Em vez disso, os pesquisadores especulam que essa mudança pode representar uma outra mudança significativa em sua dieta, que provavelmente reflete seu tempo como rei. Em particular, eles acham que pode ser explicado por um aumento no consumo de peixes de água doce e aves de caça como cisne e garça que foram itens de luxo em banquetes reais.

Outro achado interessante foi a de que seus valores isotópicos de oxigênio aumentaram no final de sua vida, o que poderia indicar que ele se tornou propenso a uma bebida alcoólica, principalmente vinho. Como antes, este período corresponde-se com o seu tempo como Rei, reforçando a idéia de que os membros ricos da sociedade regularmente festejaram e consumido muito de vinho.

Em suma, esta pesquisa forneceu uma oportunidade rara e emocionante para comparar os achados científicos com registros históricos conflitantes, lançando luz sobre vários aspectos da vida deste personagem altamente controverso.

Via: IFLcience

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerd

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd