Amores que marcaram a História – Rainha Victoria e Príncipe Albert

Amores que marcaram a História – Rainha Victoria e Príncipe Albert

Victoria se tornou rainha muito jovem, com apenas 18 anos em decorrência da morte repentina do Rei Guilherme IV em 1837 e governou o Reino Unido até sua morte, com 81 anos. Ela teve de aprender “na raça” os traquejos de uma governante, o que ela fez muito bem com o auxílio de Albert. Inclusive, existe até um filme em sua homenagem que vale a pena conferir! 😉

Por ser muito jovem e com nenhuma experiência em sua função, teve a colaboração de alguns políticos que a orientavam em suas decisões. Era muito incomum para a época que uma mulher fosse líder, ainda mais tão jovem. Inclusive, de maneira a passar uma imagem de mulher forte e inabalável (como deveria ser uma rainha) seus registros iconográficos  a representam sempre com uma expressão fleumática (impassível, imperturbável).

Dronning_victoria

Queen Victoria – George Hayte – 1860 Fonte

Da mesma maneira a reforçar a imagem da jovem rainha como uma mulher madura e responsável, mais que depressa queriam que ela se casasse com um pretendente, de preferência que fizesse parte da realeza ou da política. Sendo assim, recebeu aconselhamentos de vários desses representantes; a princípio, do Primeiro Ministro Whig, William Lamb (1834, 1835-41). Em seguida, do visconde de Melbourne, que manteve sobre ela grande influência até se casar com o seu primo Albert, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gotha, em 10 de Maio de 1840.

Victoria_Marriage01

Casamento da Rainha Victoria e Albert, Georger Haytes, 1840. Fonte

Bolo da rainha

Fatia do bolo de casamento da Rainha Victoria e Príncipe Albert. Era costume da realeza guardar um pedaço do bolo dos casamentos reais. O hábito se perpetuou e hoje é tradição na Inglaterra entre nobres e plebeus. Fonte

A partir do casamento com Albert (de origem alemã), Victoria passou a governar o Reino Unido ao lado do marido e inclusive suas mesas eram dispostas frente a frente no gabinete de governo e assim poderiam tomar todas as decisões em conjunto. Credita-se ao casal relevantes avanços na economia numa época de grandes mudanças: industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido, período que também ficou marcado pela expansão do Império Britânico.

_Family_of_Queen_Victoria

Família da Rainha Victoria – Franz Xaver Winterhalter. Fonte

Assim se passaram 21 anos até que Albert veio a falecer de febre tifóide aos 42 anos. A partir de então a Rainha governou a Inglaterra sem seu grande companheiro, mas na companhia de seus 9 filhos. Em constante memória à falta do Príncipe, ela nunca mais tirou os trajes de luto e fazia questão de arrumar a roupa que Albert vestiria no dia, como era de seu costume tal como se ele ainda fosse trabalhar com ela no gabinete.

O seu reinado de 63 anos e 7 meses foi o mais longo da história do Reino Unido até a data e ficou conhecido como a Era Vitoriana.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd