Nikola Tesla,  avô do Wi-Fi

Nikola Tesla, avô do Wi-Fi

Em dezembro de 2013 uma estátua em tamanho real de Nikola Tesla, conhecido como importantíssimo cientista e inventor foi responsável por inúmeras inovações no campo da eletromagnética e mecânica, foi instalada em Palo Alto, no Vale do Sílício, Califórnia. O mentor dessa empreitada foi um empresário que identificou-se com a história de Tesla como imigrante que prosperou nos Estados Unidos e, como forma de homenageá-lo, angariou fundos no Kickstarter para a construção dessa estátua que, além de remeter à memória do cientista EMITE SINAIS DE WI-FI! A novidade foi tão bem recebida que existe até um site a respeito da estátua, seu processo de criação e tudo mais aqui. Mas…qual é o sentido da emissão de wi-fi nesta estátua? 

Terry Guyer's Nikola Tesla statue was istalled in Palo Alto, CA on December 7. Terry poses here wit hthe statue, which he designed and created, just prior to the front plaque was installed. Photograph taken by Scott R. Kline on December 7, 2013.

Escultura feita por Terry Guyer instalada em Palo Alto, CA. O artista posa ao lado da obra. Fonte:Scott R. Kline

Nikola Tesla foi um grande cientista e inventor responsável por algumas das maiores descobertas e inovações dos tempos modernos, como a Corrente Alternada (CA) e o rádio. Como um pesquisador das ciências eletromagnéticas, Tesla trabalhou por algum tempo para Thomas Edison (aquele cara que inventou a lâmpada elétrica incandescente e desenvolveu os estudos da Corrente Contínua, lembrou?) até que foi passado para trás numa proposta de pagamento e passou a realizar suas pesquisas por conta própria.

tesla

Imagem do laboratório de Tesla em demonstração do “Raio da morte”. Fonte

Ainda sobre a Corrente Alternada, ele inventou um motor gerador deste tipo de corrente e desenvolveu qual seria seu tipo de transmissão – muito mais eficiente e segura do que a Corrente Contínua. É fato que Edison não gostou nada disso e chegou até a fazer propaganda negativa em relação à Corrente Alternada, afirmando ser perigosíssima. Tão grande foi esta rivalidade que houve uma disputa oficial entre os dois, chamada de Guerra das Correntes, na qual deveriam provar qual das duas seriam mais eficientes e seguras e olha só: Tesla ganhou! hahaha #pegaessaEdison

Além disso, ele acreditava que impulsos eletromagnéticos poderiam ser transmitidos sem fios e foi chamado de louco. Então, fez uma demonstração da transmissão sem fios em 1984 em que guiou um pequeno barco através de um controle remoto em uma piscina da Madison Square Garden, em Nova Iorque, o que deixou todos atônitos. Em resposta, disse: “o mundo se move muito lentamente e por isso novas realidades são tão difíceis de se ver”, referindo-se ao avanço da tecnologia.

tesla-cartoon-630

Ilustração de sua demonstração da transmissão sem fio. Fonte

tesla-exhibit-edited-6-980x653

Foto do pequeno barco utilizado na demonstração exibido no museu dedicado à sua memória. Fonte

Se hoje temos roteadores de internet Wi-Fi em praticamente todos os lugares, telefones celulares smartfones, drones produzindo imagens do céu por aí é porque um dia houve um maluco o suficiente para acreditar que pudessem existir e por isso hoje ele é reconhecido como o precursor da tecnologia sem fio.

Tesla-inventions-credits

Tesla, um cara genial e generoso (em inglês). Fonte

Apesar de ter recebido grande destaque por conta da vitória na disputa e na demonstração da transmissão sem fio, Tesla continuava sendo uma “pedra no sapato” de muitos cientistas e empresários influentes dos Estados Unidos e, por conta de seu comportamento introspectivo e de suas afirmações que soavam inacreditáveis sobre o desenvolvimento tecnológico, sua imagem era relacionada pela mídia à de um cientista maluco de maneira a denegrir sua genialidade. Nikola passou a viver no ostracismo e morreu aos 86 anos sozinho e com várias dívidas.

 Abaixo, um vídeo bem-humorado da vida de Nikola Tesla:

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply