Há 130 anos – Chegada da Estátua da Liberdade em NY #hjsqo

Há 130 anos – Chegada da Estátua da Liberdade em NY #hjsqo

Há exatos 130 anos chega a Nova Iorque a estátua que hoje é seu símbolo que foi presenteada pela França em sinal da relação de amizade entre os dois países. O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente e o povo francês arrecadou os fundos necessários para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua de dimensões colossais.

O plano de fundo para esta história toda é que, 100 anos antes, os EUA conquistaram sua Independência da Inglaterra que, aliada aos conceitos Iluministas, serviu de inspiração para Revolução Francesa. Além do mais, este é um período marcado pelas famosas Exposições Internacionais, que tinham o objetivo de apresentar novas tecnologias da Era Industrial. Portanto, a realização do enorme feito de construção e transporte desta obra representou a eficiência do método construtivo francês em estruturas metálicas. Algo completamente novo na concepção arquitetônica, uma vez que, foi capaz de unir eficiência e arte em uma única obra.

Na ocasião da chegada da Estátua da Liberdade, mais de 200.000 pessoas se reuniram no porto para vislumbrar o presentão de 100º aniversário de Independência que atravessou o Atlântico dividido em quase 300 partes e distribuído em uma esquadra de barcos franceses. Imediatamente à chegada da estátua deu-se início de sua montagem.

Pode ser que você não saiba, mas a estátua é verde, na verdade, porque ela é feita de uma liga em cobre e aço que, em contato com o oxigênio (principalmente da umidade) cria uma camada proveniente de sua oxidação com a coloração verde-azulada.

Head_of_the_Statue_of_Liberty_18851-485x800

Face da estátua na data de sua chegada, 1885. Fonte

statue4

Gravura do pedestal de suporta da Estátua em construção. Inserção da figura de Bartholdi. Fonte

Projetado pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi (acima), a estátua é de uma mulher vestida com uma túnica representando Libertas, a deusa romana da liberdade, que carrega uma tocha e tábula ansata sobre o qual se inscreve a data da declaração de independência americana, 4 de julho de 1776.

É importante frisar que a deusa Libertas é usada com símbolo de liberdade muitos e muitos anos antes da famosa estátua, como registro em moedas de Denário  (42 AC) emitidas por Cássius Longinus, em que sua face está representada em um lado das moedas e no outro lado da moeda um jarro de sacrifício. Ademais, sua simbologia se perpetua e ainda é usada em moedas atuais, como na moeda da Suíça.

RSC_0004a.6

Dinários (42 AC) com a impressão da face da deusa Libertas. Fonte

Zwanzigrappen

Libertas representada na moeda da Suíça. Fonte

Depois de ser remontada, a estátua foi inaugurada oficialmente em 28 de outubro de 1886 pelo presidente Grover Cleveland.

02071r

Poster veiculado no período da inauguração. Fonte

Você sabia que tinha tanta informação curiosa por trás da história da Estátua da Liberdade? Gostou de saber disso? Tem alguma dúvida? Então deixe um cometário aqui abaixo e compartilhe nas suas redes sociais pra mais gente ficar sabendo!

 

Um abraço,

PaleoNerd

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply