Você conhece o NCAC?

Você conhece o NCAC?

Animação é um dos assuntos que sempre me interessou e, por este motivo, sempre procurei conhecer sobre a História e as técnicas para ser criar essas formas de ilusões óticas. Cheguei até a fazer cursos na UNICAMP e, com isso, tive contato com obras que nunca imaginei existirem!

Contanto,  eu sempre ficava fulo da vida quando ouvia alguém dizer que o Brasil não tem animadores e que os caras que sabem do assunto estão todos no exterior. Isto porque esta afirmação é uma meia-verdade, já que temos sim diversas produções nacionais ganhando cada vez mais espaço com as políticas de incentivo ao conteúdo nacional nas emissoras particulares – conhecidas como “TVs pagas”.

Para falar a verdade, eu tenho algo ainda mais interessante para dizer aqui para vocês! Nós temos um lugar em Campinas onde se pode conhecer sobre a história das animações e até mesmo aprender a CRIAR nossas próprias obras! Eu me refiro ao Núcleo de Cinema da Animação de Campinas (NCAC) que já conta com 40 anos de atividades, incentivando o ensino e pesquisa na área de animação.  Fruto da parceria entre o professor da UNICAMP Wilson Lazaretti e o publicitário Maurício Squarisi, este espaço foi criado no ano de 1975 com o objetivo de oferecer um contato mais próximo com as diversas técnicas de animação para jovens e adultos.

Aqui podemos ver os grande mestres. Na esquerda, Wilson Lazaretti e na direita Maurício Squarisi.

Aqui podemos ver os grande mestres. Na esquerda, Wilson Lazaretti e na direita Maurício Squarisi.

Estes dois animadores foram definidos pelos redatores do sítio virtual do Museu de Arte Moderna de Campinas (MAM-Campinas) como  “‘heróis da resistência’ e/ou ‘persistência’, há mais de 30 anos vivem de arte, na área de “cinema de animação”. Dotados de enorme vontade e capacidade autodidata, Wilson e Maurício se tornaram grandes conhecedores sobre as mais variadas técnicas de animação e podem oferecer um variado leque de informações sobre história, produções e técnicas de animação. Além disso, o Wilson Lazarertti contou-me, certa vez, ter ido até a Itália para encontrar o internacional mestre da animação Norman McLaren, que ficou muito conhecido pela obra “Neighbours”, de 1952. Deixo abaixo o vídeo dela:

Produzida logo no período após a Segunda Guerra Mundial, esta obra foi o manifesto deste autor canadense contra violência deste conflitos e contou com uma técnica chamada pelo autor de pixaliation, que consiste em elaborar uma sequència de quadros em stop-motion, com personagens reais. Além disso, toda a trilha sonora foi feita riscando a borda do filme, onde fica registrado o áudio do filme. Será que vocês sabem o que é uma película cinematográfica?! …. Pode até ser que não mas, com certeza vocês já viram esta técnica de stop-motion utilizada em inúmeros virais e comerciais pela internet. Uma técnica que foi CRIADA por Norman McLaren!

E não pense que nossos membros do Núcleo deixaram por menos! Eles realizaram interessantes projetos e entre tatos, o que mais chama nossa atenção foi uma série de viagens que fizeram entre os anos de 1991 e 1996 aos Estados de Amazonas e Mato Grosso. Ali Wilson Lazaretti, junto com uma equipe, passou semanas em meio a tribos indígenas para realizar oficinas nas quais ensinaram jovens e crianças a criarem suas próprias animações. O projeto na tribo de São Gabriel da Cachoeira (AM) deu tão certo que a animação final do curso, chamada “Çuikíri” foi apresentada E ACLAMADA POR CRÍTICOS DO MUNDO TODO! Inclusive os grandes intelectuais da animação dos EUA aplaudiram este projeto, em Nova Iorque!

Essa animação pode ser logo abaixo:

Motivado pelo interesse dos jovens e por ter comprovado que todas as culturas podem usar a animação como uma poderosa forma de expressão para seus sonhos e ideia, Wilson Lazaretti realizou o esforço de formular um guia básico para a criação de animações. Algo que fosse acessível para todos e, ao mesmo tempo, ensinasse pontos fundamentais para os animadores.

Desta maneira, no ano de 2008 Lazaretti publicou o “Manual do pequeno animador” em parceria com a 3S Projetos e a Editora Komedi. Projeto que resultou num pequeno livreto que explica desde o funcionamento de um projeto criativo até meios de publicação das animações.Simples e claro, este livro deve estar à disposição de todo jovem que tenha interesse em produzir suas animações.

Pode ser encontrado na internet, por cerca de R$ 10,00

Pode ser encontrado na internet, por cerca de R$ 10,00

No ano de 2011 tive a honra de conhecer o professor Lazaretti mais a fundo, durante três cursos que fiz como aluno especial na UNICAMP (o mesmo sobre o qual falei no início do texto) e neste momento pude entender melhor a ideia principal que leva, há tantos anos, o projeto do NCAC: o mais importante é tirar os jovens da condição de mero público e permitir que sintam o enorme prazer de se transformarem em criadores e narradores de suas próprias histórias!

Movidos por esta grande e sincera paixão, estes animadores já conseguiram produzir cerca de 280 animações, além de estarem no backstage dos três longa metragens “Café, um dedo de prosa”, “Tributo a Lotte Reiniger”e “História antes de uma história”.

"História antes de história", o longa-metragem produzido por Lazaretti. Um trabalho que levou ANOS de dedicação deste professor.

“História antes de história”, o longa-metragem produzido por Lazaretti. Um trabalho que levou ANOS de dedicação deste professor.

Teaser de “História antes de uma História”, longa de Lazaretti que trabalha com a história e técnica da animação.

Por esta razão, o grupo do Núcleo de Animações de Campinas oferece muito mais do que informações e técnicas, mas uma rica e bela visão a respeito da arte e da vida. E para quem se interessou pelo assunto, vocês podem encontrar mais informações no blog do Núcleo de Animação de Campinas.

Aqui encontrei um vídeo que mostra um dos projetos realizados pela equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que ensina para os jovens da cidade como fazer sua própria animação…. Dá até vontade de ir lar fazer uma animação só pra matar a saudade!!

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply