Winning Eleven e os games de Futebol no Brasil

Winning Eleven e os games de Futebol no Brasil

Não é novidade que aqui no Brasil, o jogo Winning Eleven (ou Pró Evolution Soccer, como é conhecido na Europa) fez um enorme sucesso logo que “pisou” no país do futebol. Encantou a juventude com sua jogabilidade e fez muitos marmanjos relembrarem sua infância e retomarem uma esquecida paixão pelo videogame. É importante lembrar que este amor pelo futebol no mundo do videogame entre os brasileiros é fruto de uma história iniciada aproximadamente no fim década de 70 e início de 80, que tem sido relegada ao ostracismo devido ao acelerado desenvolvimento tecnológico. Por este motivo, tentarei contar um pouco a seu respeito.
No ano de 1977 a empresa Philco lançou o jogo de futebol (que é por muitos considerado o primeiro no Brasil) para seu console TELEJOGO I. Creio que vocês possam imaginar o que era jogar um jogo desses com gráficos em pixels, onde 3 quadradinhos brancos que se moviam para cima e para baixo, numa tela de fundo verde, com uma bola era do tamanho dos jogadores!
Telejogo

Imagem do console Telejogo I. Fonte

Em 1981 chega ao Brasil o jogo Pelé´ Soccer para o console Atari 2600, trazendo uma novidade: o goleiro. Com 3 jogadores em campo e o goleiro este jogo não conseguiu muito sucesso por ser considerado muito longo e maçante, como mostra o  site www.videogamecritic.net. Este site costuma ser extremamente critico em relação aos jogos e dificilmente confere boas notas aos jogos analisando, de forma aprofundada suas especificações técnicas. Olha só:

Atari2600

Atari 2600. Ahhhh, bons tempos! haha. Fonte

Estes jogos, apesar de “feios” e com uma jogabilidade muito deficiente, conseguiram juntar aficionados por todo o mundo, incentivando a produção e o desenvolvimento deste setor esportivo no universo dos videogames. Tanto que para todos os consoles que saíram podemos ver pelo menos um jogo de futebol produzido.  Mas o mais famoso de todos por aqui foi com certeza o International Superstar Soccer para o console Super Nintendo, revolucionando os padrões da época com inovações até então nunca vistas em nenhum jogo de futebol.

thumb-128120913-goal-storm-97-resized

 

Com melhorias nos gráficos dos jogadores, uma sonorização com destaque para os efeitos das partidas e as possibilidades de alterar as características táticas de cada equipe contribuíram para que este game se tornasse um verdadeiro best-seller dos jogos de videogame.

A partir daí não demorou muito para que surgissem novas versões deste jogo, inclusive as pirateadas Campeonato Brasileiro 96 e Ronaldinho Soccer 98, que explodiram em sucesso devido a presença de times brasileiros, assim como uma curiosa narração que era uma mistura de português com espanhol. E esta indústria ilegal permanece até os dias de hoje a produzir com enorme aceitação (por causa das adaptações que efetua no jogo) Winning Eleven, renomeando-o como Brazukas.
Esta foi a origem da enorme franquia de futebol da Konami, que persiste até hoje com os novíssimos “Winning Eleven”, que seriam os filhos (ou netos) daquela primeira leva de jogos de futebol.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerd

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply