Festival de San Fermin – Corrida de touros da Espanha

Festival de San Fermin – Corrida de touros da Espanha

Dentre outras festividades ao redor do mundo, na Espanha as corridas de touros são eventos de grande destaque, ao lado das touradas (olééé) e a tomatina, de cunho cultural e tradicional. Uma dessas festividades é o Festival de San Fermín, quando são realizada,s entre outras atividades, as Corridas de Touros (encierros) que acontecem todos os anos, entre 6 e 14 de julho (esta semana).

san-fermin-chupinazo

Chupinazo, uma dos acontecimentos durante o Festival de São Firmino em Pamplona. Fonte

A Festa de São Firmino, como o nome já diz, é uma festa em homenagem a São Firmino, padroeiro da cidade de Pamplona, onde ocorre o evento. A corrida, ou encierro como é chamada pelos espanhóis, é apenas uma das atividades realizadas durante a semana.

Todos os dias do evento, a partir as 8 da manhã acontecem os encierros e o jogo funciona assim: um grupo de malucos tem de correr 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona até a “praça de touros” da cidade. Se o touro não pegá-lo ótimooo, esse nasceu de novo! Agora, se pegar, coitado dele. São chifradas, pisadas, ferimentos e eventualmente entre um festival ou outro alguém morre – entre 1922 e 2009 foram 15 pessoas. Geralmente são ferimentos leves devido às quedas durante a corrida, sem relação com chifres e patas.

san-fermin-esquina

Coooooooooorre negadaaaaa! Fonte

san-fermin-sacadas

Quem é esperto só assiste das sacadas. Fonte

Origens

As festas Sanfermines, têm início no Século XIV. A data de homenagem a São Firmino original era em outubro. Contudo, como em julho (verão na Europa) havia uma grande feira pecuarista (criadores de gado) na região de grande repercussão regional, decidiram então solicitar à diocese que autorizasse a transferência da data de outubro para julho, próximo à data de homenagem á Santiago Maior, a fim de “juntar” as duas festas quando o clima é mais propício.

Os registros datam esta primeira grande festa no ano de 1591 e contava com apresentações musicais, dança, teatro e de fogos de artifício E touradas. Os encierros não têm uma data oficial de início e, segundo o médico forense pamplonês Luis del Campo Jesús (1912–1995), conhecido como “o historiador do encierro“, concordava com a afirmação dos regedores de 1787 que afirmavam que “o espetáculo de correr com touros é tão antiga em Pamplona que não se descobre o princípio”.

San_Fermin_Portada_de_Programa

Cartaz do evento, 1911. Fonte

Também através da história oral, a origem dos encierros é relacionada à condução dos touros pelos pastores até a Plaza de Toros que começaram a ser seguidos por outras pessoas que ajudavam gritando e açoitando os animais. Os açougueiros da rua Santo Domingo (início do trajeto atual) foram os pioneiros da brincadeira. Por esse motivo, todos do festival de San Fermin usam roupas brancas e lenços vermelhos, semelhante ao uniforme dos açougueiros.

san-fermin-uniforme-açougueiro

Look obrigatório do Festival. Fonte

A festividade hoje

Em continuidade à tradição, os encierros ocorrem praticamente da mesma maneira, com a diferença do ponto final, que antes era a Praça do Castelo (atualmente inexistente) e hoje é na Praça dos Touros, localizada próximo à antiga. O escritor americano Hemingway teve grande importância na popularização da festa através de sua obra “O Sol sempre nasce” em que descreve a festa que tanto se “globalizou” que hoje recebe anualmente cerca de 1.500.000 pessoas do mundo todo, sendo que a população de Pamplona é de aproximadamente 200.000.

san-fermin-lenços

É gente pra c%¨&*(*!!! Fonte

A corrida com touros é uma marca tão forte e tradicional que existe até uma corrida para as crianças!!! =O Para a corrida infantil não são usados animais de verdade, claro, mas uma figura de touro com fogos de artifício, que chamam de toro de fuegos. É verdade que não é uma brincadeira tão segura, mas quem não gosta de diversão “com emoção”? hahahaha

san-fermin-touro de fogo -kids

Toro de fuegos – encierro 4 kids. Fonte

É importante frisar que, ao contrário das touradas, o barato dessas corridas é justamente ver o touro fazer os humanos correrem. Na Espanha, as touradas (embate em que os toureiros arremessam lanças contra os touros) são atividades  consideradas mais que eventos, mas parte da tradição da Espanha embora haja um debate efervescente acerca da proibição dessas atividades por conta da imensa crueldade para com os animais (não é pra menos). Em Barcelona e toda região da Catalunha, por exemplo, já são proibidas desde 2010.  Contudo, a figura do touro em si, é um dos mais fortes símbolos da cultura espanhola relacionado à força, virilidade e à masculinidade (figura patriarcal) e está representado em camisetas, chaveiros, bandeiras….

Nessa o toureiro se deu mal. É bom variar um pouco, já que na maioria das vezes é só o touro =/. Fonte

Nessa o toureiro se deu mal. É bom variar um pouco, já que na maioria das vezes é só o touro =/. Fonte

Como dito anteriormente, a corrida com touros é “mais branda”, apesar de também agressiva, do que a tourada e o lance mesmo é a “vingança do touro” e ver os humanos correndo como se não houvesse amanhã, caindo ou até levando chifradas. Apesar de ser tradição, eu sempre torço pro touro huahuuhaa, ninguém mandou mexer com o bicho.

O vídeo a seguir é do Festival deste ano, dia 9 de julho ***Imagens fortes***

 Se quiser acompanhar o evento, o site oficial é atualizado todos os dias com os acontecimentos.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply