Hoje só que ontem: Lançamento do Nintendo NES (Famicon)

Hoje só que ontem: Lançamento do Nintendo NES (Famicon)

No dia 15 de julho de 1983 foi lançado no Japão o NES (Nintendo Entertainment System), o console que colocou a Nintendo no grande mercado internacional de games. Entre os japoneses, este modelo era mais conhecido como Famicon, apelido derivado do nome oficial do aparelho, Family Computer.

O NES/Famicom foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria, como o primeiro console a ser produzido por terceiros (além do próprio fabricante), o que ajudou a divulgar o sistema em todo o mundo.

SONY DSC

Modelo Famicon japonês, Nintendo, 1983. Fonte

O modelo foi aprimorado, principalmente em relação ao design mais clean que remetia aos PCs da época, para lançamento internacional e chegou ao mercado americano definitivamente em 1985. O NES Famicon que já destacava-se pela qualidade dos jogos e gráficos foi muito melhor aceito após a remodelação e o teste de mercado realizado em NY mostrou que haveria um grande potencial comercial – confirmado logo em seguida pelo enorme sucesso de vendas.

NES-Console-Set 1000

NES em sua versão para o mercado americano, 1985. Fonte

Abaixo, um vídeo com a comparação das alterações e correções de bugs que foram realizados para o lançamento do NES de 1985 em que se vê lado a lado a versão americana e a japonesa:

Segundo o site “Museu Nintendo”, o Nintendo Entertainment System (NES), é um dos melhores (senão o melhor), sistema de video-game da história, com uma lista de mais de 700 jogos, onde muitos se tornaram clássicos e tiveram versões para sistemas mais sofisticados. Foram vendidos aproximadamente 62 milhões de aparelhos ao redor do mundo e 30 milhões só em países asiáticos. Foram cerca 500 milhões de cartuchos vendidos no mundo.

super_mario_bros__famicon

Cartucho-hoje-relíquia do Mario Bros. de 1985. Fonte

O NES se tornou um sistema extremamente difundido graças a jogos da Nintendo que lançaram franquias bem-sucedidas, como Mario, Metroid, Donkey Kong e Zelda. Como citado anteriormente, a parceria com outras empresas de desenvolvimento de games como as japonesas Capcom, Konami e Square rendeu ótimas séries de games como Mega Man (Capcom), Castlevania, Contra (Konami) e Final Fantasy (Square). O jogo mais vendido é Super Mario Bros., com 40 milhões de cópias, que geralmente vinha acompanhando o console (às vezes num cartucho que incluía Duck Hunt também).

zelda-poster

Pôster do lançamento do game The Legend of Zelda para Famicon. Fonte

Sabemos que a história da Nintendo é permeada pelo sucesso a cada console ou jogo lançado, com a preocupação constante em oferecer a melhor experiência para seus usuários. Um dos responsáveis pelo sucesso da Nintendo infelizmente partiu para o andar de cima esta semana: Satoru Iwata. Ele atuava na empresa desde os anos 80 e fez parte da equipe de desenvolvedores dos jogos Mario Bros. e Zelda.

satoru-iwata-nintendo

Satoru Iwata no lançamento do Nintendo DS. Fonte: Technology Tell

Por conta de sua saúde debilitada Iwata já não pôde participar da E3 do ano passado em razão da doença no duto biliar, que veio a provocar seu falecimento no último dia 11. É, infelizmente, uma grande perda para a Nintendo e para o mundo dos games. Mas como o desenvolvimento de um novo console leva alguns anos, poderemos contar com o “toque” de qualidade de Satoru no próximo lançamento da próxima promessa da empresa, o Nintendo NX.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerd

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply