O Governo JK

O Governo JK

O trauma da morte de Vargas e a tentativa de golpe impedida por Marechal Lott não impediram este presidente de continuar com seus sonhos e, com metas claras a serem cumpridas durante seu mandato e estatísticas sobre o andamento dos projetos, o governo de Juscelino Kubitschek ficou conhecido como os “anos dourados” por ter apresentado grandes mudanças ao Brasil. Apesar de seu início atribulado, este presidente foi capaz de amenizar os conflitos entre os partidos e direcionar estas forças para um objetivo específico; modernizar o Brasil.

Placa de propaganda do governo de JK. FONTE: Contexto Livre

Placa de propaganda do governo de JK. FONTE: Contexto Livre

Juscelino trouxe uma nova maneira de um presidente se comportar, com larga agenda diplomática e participação direta na fiscalização das construções. Contudo, para que melhor entendamos as ideias presentes na retomada de fatos realizadas pelo vídeo, é necessário ter em mente que seu governo ficou caracterizado como populista. Para quem não sabe, o populismo foi uma forma de governo característica de países latino-americanos entre os anos de 1940 – 1960. Dentre seus aspectos, podemos citar:

Uso da demagogia: Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer “a arte de conduzir o povo” e, está associada a propostas e declarações que não podem ser postas em prática, feitas apenas com o intuito de obter benefício eleitoreiro ou de popularidade para quem as promete.

Caudilhismo: caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a setores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no seu carisma, ao desenvolverem discursos nacionalistas inflamados, nos quais se colocavam como “salvadores da pátria”.

Conciliação de interesses sociais: um governante que procura atender aos interesses das elites econômicas, enquanto faz pequenas concessões para a população; que é sua base efetiva de sustentação democrática no poder.

Vargas abraça o pai, Manoel do Nascimento Vargas (com o irmão Viriato, à direita). Como já falei em texto anterior, o governo autoritário de Vargas apresentava características populistas. Fonte: Direto do Rio(IG)

Vargas abraça o pai, Manoel do Nascimento Vargas (com o irmão Viriato, à direita). Como já falei em texto anterior, o governo autoritário de Vargas apresentava características populistas. Valores como o amor à pátria e à família era muito representados nas políticas populistas. De qualquer forma, LEMBREM QUE O GOVERNO DE VARGAS FOI ANTES DE TUDO, UM GOVERNO AUTORITÁRIO.  Fonte: Direto do Rio(IG)

Mas, e o mundo?!?!

Para entender este período da história brasileira, precisamos sempre ter em mente que tudo isto se deu em meio a um contexto denominado GUERRA FRIA, o qual consistiu em um conflito ideológico que separou o mundo em dois polos (capitalista e socialista) liderados pelos Estados Unidos e a antiga União Soviética. Esta situação abria espaço para um especial desenvolvimento de ideias comunistas, permitindo a formação de movimentos fortes e organizados como o Sindicatos dos Operários e as Ligas Camponesas que, inspirados nesta ideologia, lutavam por melhores condições destes trabalhadores.

Esta situação política e econômica influenciou diretamente o ordenamento ideológico que dividiu segmentos sociais que compunham a política brasileira em três grupos principais:

  • Entreguismo: grupos que defendiam a completa abertura do estado nacional ao capital externo, por meio da redução de tarifas alfandegárias, e a não intervenção do estatal na economia.
  • Nacionalismo: defendem o Estado como agente principal de desenvolvimento econômico, através da estatização de recursos do país.
  • Desenvolvimentismo: baseiam-se na realização de investimentos estatais em setores estratégicos da economia (energia e transporte), de forma a criar condições para o investimento de capital externo e interno.
Na história brasileria, o nome do presidente Dutra é muito associado a práticas tidas como entreguistas. Nesta foto, vemos Dutra ao lado do presidente norte-americano Truman. Fonte

Na história brasileria, o nome do presidente Dutra é muito associado a práticas tidas como entreguistas. Nesta foto, vemos Dutra ao lado do presidente norte-americano Truman. Fonte R7

Com uma plataforma de governo desenvolvimentista, Juscelino Kubitschek foi capaz de obter o apoio da maioria do Congresso brasileiro e, assim, tornar possíveis a aprovação e execução de seus projetos que, reunidos, receberam o nome de Plano de Metas. Prevendo um acelerado processo de desenvolvimento industrial, energético e de transporte esta proposta recebeu a alcunha de “50 anos em 5”. Veja suas propostas a seguir:

  • Meta-síntese: construção de Brasília, a qual gerou o impressionante processo migratório de mais de um milhão de pessoas para esta região
  • Energia
  • Transporte: investimento em pavimentação e rodovias para gerar um mercado consumidor de veículos e, desta maneira, trazer investimentos estrangeiros para o país.
  • Indústria de base: criação de agências de incentivo à indústria como a SUDAN e SUDENE
  • Alimentação
  • Educação
As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por uma larga produção de filmes, quando a Companhia Cinematográfica Vera Cruz se tornou o estúdio mais importante do país. Esta época se caracterizou por produções de comédias populares que, de alguma forma, exaltavam o estilo de vida “moderno” destes novos tempos (cenas de belos carros, avenidas largas e grandes construções) e lançaram grandes nomes da história do cinema brasileiro como Dercy Gonçalves e Grande Otelo. – Ao lado, uma cena de “A Baronesa Transviada” (1958).

As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por uma larga produção de filmes, quando a Companhia Cinematográfica Vera Cruz se tornou o estúdio mais importante do país. Esta época se caracterizou por produções de comédias populares que, de alguma forma, exaltavam o estilo de vida “moderno” destes novos tempos (cenas de belos carros, avenidas largas e grandes construções) e lançaram grandes nomes da história do cinema brasileiro como Dercy Gonçalves e Grande Otelo. – Ao lado, uma cena de “A Baronesa Transviada” (1958). Fonte: Banco de Conteúdos Culturais

Diversos militares não concordavam com as propostas do presidente, o acusando de estar associado com os países de ideologia comunista e cercado por um grupo corrupto. Por este motivo, estes homens se recusavam a aceitar a presidência de Juscelino e procuraram organizar movimentos rebeldes com o objetivo de destituir Jk. Dentre estes levantes, podemos citar:

  • Levante de Jacareacanga: rebelião realizada por militares da aeronáutica que estavam em desacordo com a presidência de Juscelino Kubitschek que decidiam tomar a base aérea de Jacareacanga (Pará) no ano de 1956. Com apoio da população que vivia na região, este movimento ganhou força e contava com a recusa dos oficiais militares em reprimir a revolta. Após 20 dias o levante foi, finalmente reprimido por Topas legalistas que prenderam o líder Haroldo Veloso. Todavia, a maioria conseguiu fugir para a Bolívia, onde receberam o beneficio de anistia, concedido por Juscelino.
  • Revolta de Aragarças: Ocorrida no fim do ano de 1959, esta revolta teve participação do ex-líder de Jacareacanga, o tenente-coronel aviador Haroldo Veloso, e contou com apoio de dezenas de civis e militares que lutavam para afastar do poder os políticos que eram por eles considerados corruptos e aliados à ideologia comunista internacional. Os rebeldes sequestraram dois aviões militares e rumaram para Aragarças, em Goiás, com o objetivo de se organizarem para realizar bombardeias ao Palácio das Laranjeiras e do Catete. Com duração de 36 horas, a revolta não teve adesão esperada e seus líderes fugiram com os aviões para o Paraguai, Bolívia e Argentina, e retornaram para o Brasil somente no Governo de Jânio Quadros.

É importante, também, citarmos o papel dos imigrantes nordestinos que se dirigiam para a nova capital em busca de trabalho nas construções e eram denominados de forma pejorativa como candangos.  Pessoas levadas pelo sonho de construir uma vida melhor na nova cidade que nascia migravam aos milhares em caminhões com acentos de tábuas, denominados “pau-de-arara”, que serviam para contrapor todo aquele otimismo generalizado à realidade miserável de seus construtores. Mas não pense que estas pessoas simplesmente aceitavam esta situação! Houveram diversas manifestações por moradia, saúde e transporte, que resultaram na criação das primeiras cidades satélites ao redor de Brasília. Entretanto, a desigualdade social mantinha-se em níveis assustadores e a Igreja Católica teve importante papel na negociação destes conflitos, sempre apoiando as “autoridades”. Todavia, se não fossem resolvidos de forma pacífica, estes movimentos eram reprimidos de forma violenta.

Fonte: cOntExto LIVRE

Estes imigrantes sofreram enorme descaso do governo e acabaram por formar as Cidades Satélites do entorno de Brasília e seus herdeiros comprovam que a satisfação de usufruir da infraestrutura da nova cidade não era algo destinado aos homens e mulheres que deram seu suor naquele lugar. Fonte: cOntExto LIVRE

É importante frisar que a alimentação e educação foram deixadas de lado por este governo, que abandonou a manutenção do transporte ferroviário para estimular o desenvolvimento da “civilização do automóvel” e deixou para seus sucessores enormes dívidas e uma inflação que crescia de forma assustadora. Além do mais, Brasília não foi capaz de oferecer uma solução para todos os problemas que assolavam o país e sua construção continuou a favorecer as elites e camadas médias brasileiras que, agora, andavam com seus carros, ouviam bossa nova nos rádios e assistiam aos programas da TV Tupi pela noite.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply