Light painting musical

Light painting musical

O fotógrafo Stephen Orlando captura o movimento quase imperceptível que um músico faz ao deslizar rapidamente um arco ao longo de instrumento de cordas e torna possível a compreensão da “construção” da música. Desta maneira, os sentidos normalmente atraídos pelos sons são secundários em relação à aparência do instrumento que está sendo tocado. Veja abaixo:

motionexposure_BachCelloSuiteNo.1Prelude

Bach Cello Suite Nº1 – Prelúdio

Ao aplicar luzes LED cuidadosamente posicionadas sobre os arcos e utilizar a técnica fotográfica de longa exposição, Orlando registra esses movimentos através do espaço, seguindo os braços e arcos que produzem trilhas leves que se estendem além do instrumento. Estas marcas fantasmagóricas brilhantes são capturadas através de sua técnica, uma adaptação do Light Painting, que o artista chama de “motion exposure” (exposição do movimento). É importante frisar que as imagens não são alteradas com Photoshop, tornando estes padrões distintos ainda mais espetaculares.

O artista de Ontário (Canadá) foi inspirado pelo light painter Gjon Mili, que também realizou experimentos com violinos em 1952. Orlando explica:

[A técnica] exige um movimento entre o artista e câmera para que luz produza os traços nos frames fotográficos. Eu achei mais fácil mover a câmera ao invés do músico. Os LEDs são programados para mudar de cor para transmitir uma sensação de tempo. A progressão do tempo é da esquerda para a direita na viola e violino e de cima para baixo nas fotos violoncelo. Cada foto é uma única exposição e os traços leves não foram manipulados em pós-processamento.

Você pode acompanhar mais do trabalho de Orlando no Site, Instagram e Facebook do artista.

motionexposure_Viola1

Viola III

Capturar 2

Violino III

motionexposure_ViolaBachCellotSuitesNo.1

Viola – Bach Cello Arranjo No. 1 – Três arcos

motionexposure_ViolaSeitzConcertoNo.2-3rdMovement

Concerto No. 2 – Seitz

Via

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

Bárbara GascóOlá, terráqueos! Sou Bárbara Gascó, conhecida também como Barbrão por minha conhecida habilidade em várias esferas, tipo faz-tudo =) e esposa do Sr. Denis Gascó, PaleoNerd. Sou Arquiteta e Urbanista e atuo na área desde 2012. Paralelamente, escrevo sobre Arquitetura+História e, como única representante do sexo feminino neste navio pirata, pautas acerca de questões sobre Feminismo e Igualdade de gêneros.

View all posts by Bárbara Gascó

Leave a Reply