As origens da selfie

As origens da selfie

Quando o fotógrafo Gjon Mili convidou algumas celebridades ao seu estúdio em 1944 para uma sessão de auto-retratos, sem querer querendo criou a palavra selfie, 70 anos anterior à sua inclusão no Dicionário de Inglês Oxford, que a define como:

“uma fotografia que alguém tira de si mesmo, geralmente com um smartphone ou webcam e a disponibiliza em uma rede social ou website”

Já a expressão Duck Face não era nada mais do que uma caneca em forma de pato naquela época e o pai de Kim Kardashian, hoje considerada a rainha do selfie, era apenas um bebê recém-nascido. Contudo, é fácil relacionar os auto-retratos produzidos naquele dia, realizados através de um controle remoto que liberava o obturador e os de hoje, por meio de smartphones.

O primeiro registro do auto-retrato fotográfico remonta ao ano de 1839, quando Robert Cornelius posou para sua própria câmera nos fundos da loja de sua família na Filadélfia, com esta foto:

585px-RobertCornelius

Robert Cornelius na selfie mais antiga da história (pelo menos até hoje). Fonte

Sendo assim, quando Geraldine Fitzgerald e o grupo de celebridades da época tiraram fotos de si mesmos com a orientação de Gjon Mili, não foram os pioneiros mas participantes da evolução de uma forma de arte.

Photographer Gjon Mili instructing actress Geraldine Fitzgerald on how to take her own photograph.

Fotógrafo Gjon Mili instrui a atriz Geraldine Fitzgerald em como posar pra si mesma. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Repare que as poses dos artistas participantes do projeto não são muito diferentes das selfies de hoje: Geraldine dá um sorrisinho de canto de boca, Johnson apresenta expressão de uma inocência irônica, enquanto a cantora Lauritz Melchior finge surpresa.

Actress Geraldine Fitzgerald holding shutter release as she takes her own photograph.

A atriz Geraldine Fitzgerald aciona o disparador automático da câmera. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Actor John Garfield posing as he takes his own photograph.  (Photo by Gjon Mili/The LIFE Picture Collection/Getty Images)

Ator John Garfield posa como seu próprio fotógrafo. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Actress Joyce Reynolds holding shutter release to take her own photograph.

Joyce Reynolds. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Singer/actor Lauritz Melchior holding shutter release as he takes his own photograph.

Ator e cantor Lauritz Melchior. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Actress Larraine Day holding shutter release as she takes her own photograph.

Atriz Larraine Day. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Actor Robert Alda posing as he takes his own photograph.

Robert Alda. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Actor Van Johnson holding shutter release as he takes his own photograph.

Ator Van Johnson. Gjon Mili—The LIFE Picture Collection/Getty Images

Estas fotos deixam claro que, apesar da técnica ter mudado consideravelmente e avançado bastante, a expressão humana para o auto-retrato fotográfico pouco mudou ao longo do tempo hahaha!

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

Bárbara GascóOlá, terráqueos! Sou Bárbara Gascó, conhecida também como Barbrão por minha conhecida habilidade em várias esferas, tipo faz-tudo =) e esposa do Sr. Denis Gascó, PaleoNerd. Sou Arquiteta e Urbanista e atuo na área desde 2012. Paralelamente, escrevo sobre Arquitetura+História e, como única representante do sexo feminino neste navio pirata, pautas acerca de questões sobre Feminismo e Igualdade de gêneros.

View all posts by Bárbara Gascó

Leave a Reply