Angelines Fernandez: Bruxa do 71 e guerrilheira!

Angelines Fernandez: Bruxa do 71 e guerrilheira!

Angelines Fernández foi uma conhecida atriz e comediante espanhola que se aposentou para ir, de férias para Acapulco e, enquanto tomava uns drinks na praia, esta recebeu a oferta de trabalho que mudaria sua vida e a história da televisão latino-americana. Foi assim que nasceu a eterna Dona Clotilde (ou simplesmente Bruxa do 71), da série mexicana El Chavo del OCHO que é conhecida por nós, brasileiros, como CHAVES!

447230697

Nascida em Madri, Fernández tinha apenas 17 anos quando os setores conservadores da Espanha foram capazes de consolidar, em 1939, um golpe de Estado no governo democrático, eleito pela população. Para quem não “tá ligado”, a guerra civil espanhola (1936-1939) é parte do período histórico que denominamos como Entre Guerras (1918-1939) e marcou a ascensão do ditador Francisco Franco, que permaneceu no poder até 1975.

No início do século XX a Espanha sofria com uma indústria muito atrasada e a Crise de 1929 terminou por piorar, ainda mais, a situação econômica do país. Na política, a “polarização ideológica” dividia a população entre grupos de esquerda (que agregavam referências do comunismo, socialismo e anarquismo) e uma direita conservadora, formada por membros das camadas sociais dominantes e a alta hierarquia da Igreja Católica, que defendiam um discurso inspirado no nacionalismo autoritário, muito conhecido dos fascistas e nazistas.

¡No_pasarán!_Madrid

Foto tirada pelo escritor soviético Michail Koltsov em Madri que revela a os dizeres: “Não Passarão! O fascismo que consquistar Madri. Madri sera a tumba do fascismo”. A resistência popular aos ataque das falanges foi massiva. FONTE: Wikimedia

Em 1936 o levante de militares no Marrocos, liderados por Franco deu início à Guerra Civil Espanhola e os republicanos se uniram na tentativa de acabar com a tentativa de golpe de Estado conservadora. Todavia, estes exércitos não estavam bem preparados, além de se dividirem entre três principais grupos políticos [Partido Comunista Español (PCE), Partido Socialista Obrero Español (PSOE) e Federación Anárquica Ibérica (FAI)], enquanto os conservadores contavam com o apoio aberto dos italianos e alemães, que forneciam armas, alimentos, contingentes militares. A Alemanha nazista, inclusive, enviou seus aviões para bombardearem cidades republicanas como foi o caso de Guernica.

Com 1654 mortos e outros milhares de Feridos, o ataque alemão à Guernica não passou despercebido e Pablo Picasso fez questão de deixar expresso seu olhar sobre a atrocidade cometida pelos exércitos franquistas, em associação com a Alemanha nazista.

Com 1654 mortos e outros milhares de Feridos, o ataque alemão à Guernica não passou despercebido e Pablo Picasso fez questão de deixar expresso seu olhar sobre a atrocidade cometida pelos exércitos franquistas, em associação com a Alemanha nazista.

Enquanto isso, Stalin mantinha um posicionamento distanciado, para não desagradar seu interesse em obter uma aliança com a França e Inglaterra, o mundo todo se via comovido com o patriotismo espanhol. Por este motivo, chegaram a serem formadas as Brigadas Internacionais, que receberam pessoas do mundo todo, interessadas em participar nesta luta decisiva contra o estabelecimento de governos autoritários na Europa. Tanto que intelectuais, artista e estudantes como Hemingway, Malraux e George Orwell participaram nestas batalhas, ao lado da Frente Popular.

De qualquer forma, a união entre a Falange Española Tradicionalista e a Confederación Española de Derechas Autônomas ganharam apoio do discurso da Igreja Católica, que apontava esta batalha como a luta entre ateus anarquistas e cristãos de toda Espanha. Além do mais, o melhor preparo dos conservadores (que reuniam membros do exército) e o apoio financeiro das classes altas pôs fim à possibilidade de uma efetiva reação da Frente Popular, que sofria por falta de alimentos, armas, munições e artilharia pesada.

Talvez uma das fotografias mais conhecidas deste período, esta imagem de Robert Capa revela o momento em que um miliciano caía com um disparo, durante o conflito em Córdoba. FONTE: QueSabesDe

Talvez uma das fotografias mais conhecidas deste período, esta imagem de Robert Capa revela o momento em que um miliciano caía com um disparo, durante o conflito em Córdoba. FONTE: QueSabesDe.com

Em 1939, a guerra teve o trágico fim marcado por 1 milhão de mortos, assim como pela vitória dos exércitos franquistas, cujo líder foi declarado “Caudillo de España por l agracias de Dios”. A partir de então, as células de resistência foram perseguidas e milhares de pessoas forçadas ao refúgio em outros países.  Todavia, o mundo jamais esqueceria este triste evento histórico, que logo foi acompanhado pela declaração da Segunda Guerra Mundial, no momento em que a Alemanha decidiu invadir a Polônia.

Franco observa suas tropas em movimento. FONTE: KingsAcademy.com

Franco observa suas tropas em movimento. Qualquer semelhança com as imagens de Mussolini ou Hitler NÃO É MERA SEMELHANÇA… FONTE: KingsAcademy.com

Foi deste dramático processo histórico que a nossa querida Bruxa do 71 participou e, assim como milhares de pessoas, sofreu durante os anos posteriores com a perseguição da polícia política, estabelecida por Franco. Por esta razão, em 1947 a atriz decidiu abandonar sua pátria e emigrar para o México, onde foi convidada pelo ator Ángel Garasa para estrelar teleteatros e radionovelas. Em 1950, obteve um contrato com a CMQ de La Habana, para trabalhar ao lado de Mario Martínez Casados no teatro. Desta forma, ela estreou no teatro Arbeú, com a obra “Um corazón com freno y marcha atrás”.

angelines-fernandez2

Dona Florinda já em seu mundialmente conhecido papel de Dona Clotilde. FONTE

Seu primeiro trabalho no cinema foi Maternidad Impossible, que conta a história de uma jovem viúva espanhola que foge com seu pequeno filho da Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Um acidente durante a viagem faz com que a personagem perca o filho e embarque em uma empreitada de uma vida, na tentativa de reencontrá-lo. Contudo, esta obra não teve grande adesão da crítica e logo foi esquecida. De qualquer maneira, esta atriz é tida como uma das pioneiras no cinema mexicano e isso lhe rendeu a participação em dezenas de filmes e novelas!

Foi somente em 1971, quando terminou por recebeu o convite de Roberto Gómez (o célebre Chaves!) para trabalhar na série “Chavo del Ocho”, devido indicação de seu grande amigo Ramón Valdez (o Seu Madruga). Com porte altivo e um jeito sério, Angelines não era muito de brincadeira e sofreu um pouco para se adaptar, mas terminou por permanecer 23 anos a atuar como a carismática personagem de Dona Clotilde.

doña-e1388978213188

Dona Florinda com seu amado Seu Madruga!! FONTE

Falecida em março de 1994, Angeline Fernandez é um exemplo da forma pela qual conflitos como a Guerra Civil Espanhola são capazes de gerar alterações profundas na vida das pessoas, assim como oferece inspiração com sua história de luta e dedicação por uma existência pautada nas artes cênicas.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply