Para ouvir História: os professores do CRONOCAST.

Para ouvir História: os professores do CRONOCAST.

Não tem jeito, pessoal. O sistema de comunicação por PODCASTs está aí e vem reconfigurando a forma de troca de informações entre as pessoas deste nosso mundo que o sociólogo polonês Zigmunt Bauman tem definido como “modernidade líquida”. Seja como for, a prática de ouvir programas selecionados em smartphones vem crescendo com enorme força no Brasil, de forma a dar espaço para interessantes debates sobre os mais variados assuntos.

Na sexta feira passada eu publiquei o texto “TÁ TUDO DOMINADO…” falando sobre como os Historiadores brasileiros estão se inserindo no mundo dessa tal de “mudernagem” on line. Mas o SOBRE HISTÓRIA não é o único a se envolver nessa iniciativa e, hoje, gostaria de apresentar à vocês mais um trabalho “porreta” que encontrei no universo dos PODCASTs: o CRONOCAST

Este programa é resultado de um projeto que teve início ainda em 2014 e reúne três professores com histórias de vida bem diferentes que encontraram na “nerdisse” um ponto em comum. Tanto que, toda vez que pego estrada ouvindo este podcast, me pego dando altas gargalhadas junto com esses caras!

Este podcast é formado por um grupo de três professores:

O Felipe Arantes era o típico estudante que todo professor “adora”. Não queria nada com nada e só ia para a escola à procura de namoradas! Quando ficou mais velho, uma desilusão amorosa o fez se aproximar de um grupo de amigos novos que estava na “vibe” de estudar para o vestibular e, então decidiu fazer um cursinho com afinco para prestar História. Como não tinha muita grana, fez a “facul” na USP e trabalhava para ajudar a família. Assim como eu, começou a sua carreira no Estado e então passou a ganhar maior contato com o ofício do professor.

Fonte: CRONOCAST

Fonte: CRONOCAST

Alfredo de Oliveira Jr. afirma que começou a gostar da ideia de ser professor depois que começou a dar aulas de reforço para seu irmão. A partir disso, procurou entender o funcionamento do trabalho de professor com sua tia e, no vestibular ficou em dúvida se faria História, Jornalismo ou Audiovisual. Me identifiquei pra caramba com esse cara porque, assim como aconteceu com ele, os filmes do Indiana Jones foram uma enorme influência sobre seu interesse em História.

Já o professor Cristian Fokings fez faculdade de física e, enquanto isso deu aulas. No entanto, abandonou o curso e depois passou a fazer História na USP, quando já contava com 27 anos. O cara tem uma grande experiência em sala de aula e realmente sabe como dar uma bela quebrada na seriedade, para arrancar dos ouvintes grandes risadas.

Fonte: CRONOCAST

Fonte: CRONOCAST

Uma das coisas mais engraçadas é o grande senso de humor de todos que, em um papo muito descontraído, introduzem conceitos bem delineados com fim de explicar aspectos de determinados períodos históricos – além disso, sempre são acompanhados por alguma sacada “maneira” do “modesto” professor Fokings. Os caras manjam bastante de quadrinhos e cultura geek, além de saberem usar ótimos exemplos para nos ajudar a entender conceitos de História.

Enfim, se você procura um programa que fale sobre os assuntos do vestibular de forma interessante e com várias informações sobre livros, quadrinhos, filmes e jogos pode ir fundo que o CRONOCAST é “firmeza”. Eles já contam com um site de domínio próprio, e fazem edições muito boas de episódios com roteiros bem organizados, apesar do clima caótico da conversa que, por fim, contribui para nossa imersão no papo deles – uma coisa bem coisa! Além disso, o trabalho dos caras tem melhorado a cada episódio que, no momento  é a quarta publicação da equipe.

Teste6

Parabéns pelo trabalho, caros professores Christian, Filipe e Alfredo!

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerd

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply