“Superhenge” inaugura um novo capítulo na História

“Superhenge” inaugura um novo capítulo na História

Investigadores descobriram mais de 100 pedras enterradas verticalmente a três palmos abaixo do chão em Wiltshire, Inglaterra, sem usar uma única pá. Nos últimos cinco anos, pesquisadores vêm usando sensoriamento remoto e tecnologia de imagem geofísica que possibilitam “escanear” o solo e o que se encontra abaixo dele. Já há algum tempo, estas técnicas têm sido grandes aliadas dos pesquisadores e arqueólogos na investigação de sítios, como já apontamos neste artigo sobre Mapeamento de Cidades Medievais.

Paleonerd_Superhenge_Mapeamento

Equipamento de sondagem durante investigação da área. Fonte

Desta maneira, é possível criar um mapa das proximidades de Stonehenge e descobrir novas paisagens, ainda escondidas. A menos de duas milhas a partir de um dos mais famosos monumentos pré-históricos do mundo, eles descobriram o que acreditam ser um local ritual Neolítico que ocupa cinco vezes a área de Stonehenge.

Paleonerd_Superhenge_Stonehenge

Conjunto de monolitos de Stonehenge, patrimônio da humanidade localizado na Inglaterra.

Paleonerd_Superhenge_Mapeamento 2

Resultado do mapemento: as pedras encontradas estão destacadas em círculo verde. Fonte

Paleonerd_Superhenge_Map

Simulação 3D da área. Fonte

“A presença do que parecem ser as pedras, que circunda o local de uma das maiores povoações neolíticas na Europa acrescenta um novo capítulo à história Stonehenge”, arqueólogo Nick Snashall diz a BBC.

Acredita-se que as pedras que compõem a Durrington Walls “superhenge”, como os pesquisadores estão as chamando,  podem ter 4500 anos de idade. Alguns dos monolitos podem chegar a 15 pés (5 metros) de altura.

Paleonerd_Superhenge_Simunação 3D 1

Simulação 3D do posicionamento das pedras. Fonte

Paleonerd_Superhenge_Simunação 3D

Simulação 3D do posicionamento das pedras. Fonte

A Universidade de Bradford Vince Gaffney, que liderou a expedição de pesquisa “Paisagens escondidas de Stonehenge” disse à BBC: “Acreditamos que não haja nada semelhante a este achado em qualquer outro lugar no mundo. Isto é completamente novo e de escala extraordinária.”

Veja o vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

Bárbara Gascó

Olá, terráqueos!

Sou Bárbara Gascó, conhecida também como Barbrão por minha conhecida habilidade em várias esferas, tipo faz-tudo =) e esposa do Sr. Denis Gascó, PaleoNerd.

Sou Arquiteta e Urbanista e atuo na área desde 2012. Paralelamente, escrevo sobre Arquitetura+História e, como única representante do sexo feminino neste navio pirata, pautas acerca de questões sobre Feminismo e Igualdade de gêneros.

View all posts by Bárbara Gascó

Leave a Reply