Back to the 1985: Como foi o ano de “De Volta para o Futuro”

Back to the 1985: Como foi o ano de “De Volta para o Futuro”

Hoje é um dia especial para o nosso Papo de Nerd!

FONTE: http://www.october212015.com/

O site www.october212015.com criou um relógio em tempo real que, desde 2012, fazia a contagem regressiva para este evento histórico do universo nerd!

Como os grandes aficionados pela cultura nerd de todo o mundo sabem, o dia 21 de outubro de 2015 foi o momento em que nosso querido Marty McFly (Michael J. Fox) chegava pelas bandas de Hill Valley, na Califórnia com sua máquina do tempo, encarnada na carenagem de um poderoso DeLorean. Alí nosso carismático protagonista da série De Volta para o Futuro descobre que a sua intervenção no passado provocou uma série de efeitos desastrosos. Isto porque, meus caros cabeçudinhos, a história a que me refiro se passa, no segundo filme da série!

Enquanto fazia este artigo, "bateu" uma vontade de procurar por alguma lembrança desse dia.. Sabe como é... coisa de Nerd. Por isso resolvi dar

Enquanto fazia este artigo, “bateu” uma vontade de procurar por alguma lembrança desse dia.. Sabe como é… coisa de Nerd. Por isso resolvi dar uma acessada na loja ToyShow (que tinha um baita “stand” la na Brasil Game Show) e acabei encontrando umas coisas interessantes, como umas miniaturas do Delorean e até uma action figure do Marty McFly – não é “bonequinho” não! Nós preferimos chamar de action figures. 😛 FONTE: ToyShow

Se você não “tá ligado” (o que acho pouco provável) o primeiro filme da série De Volta para o Futuro tem como período central o ano de 1955, no qual este herói fará de tudo para garantir que seus pais troquem o primeiro beijo deles. Caso contrário, todo o mundo em que McFly vivia (em 1985) seria completamente transformado e sua existência apagada. Foi com esta história que teve início uma das maiores franquias da contemporaneidade, a qual foi capaz de cativar um público de milhões de pessoas por todo o planeta!

fligth-radar

O pessoal do Radio Blog, da Educadora FM (Campinas) soltou um link especial para os fãs de De Volta para o Futuro. O site especializado em controle de tráfego aéreo adicionou uma imagem de um DeLorean que mostra, em tempo real, seu caminho até Hill Valley. FONTE: FlightRadar24.com

Por esta razão, muita gente pela internet se dedicou a escrever sobre este filme e, principalmente, sobre a tecnologia do futuro representada por esta obra, em comparação com o que temos nos nossos dias atuais. Contudo, na minha posição de historiador, achei que seria mais interessante fazer uma lista sobre eventos do universo nerd que marcaram o ano de seu lançamento.

A torre do relógio foi um cenário que terminou por se tornar muito importante em toda a trilogia . Hoje ela se encontra na Corthouse Square, nos Estúdios da Universal.

A torre do relógio foi um cenário que terminou por se tornar muito importante em toda a trilogia .
Antes de servir como local para a tensa sequência de viagem no tempo de McFly, este lugar também já apareceu em filmes como “An Act of Murder” (1948), “Gremlins” (1984) e até “Buffy The Vampire Slayer” (1998). Hoje ela se encontra na Corthouse Square, nos Estúdios da Universal. FONTE: Huffingtonpost.com

Com vocês: Os eventos que marcaram o ano de 1985 no Brasil e no Mundo!

Neste ano a Guerra Fria começava a caminhar por seus últimos anos e, em novembro, o presidente norte-americano Ronald Reagan se reuniu pela primeira vez com o líder soviético Mikhail Gorbachev. A potência soviética começava a apresentar sinais de exaustão, causada pela corrida armamentista, ao ser derrotada em sua tentativa de invasão à República Democrática do Afeganistão. Apesar disso, os soviéticos ainda realizaram um teste nuclear no Cazaquistão.

Reagan e Gorbachev se encontram em Genebra. FONTE

Reagan e Gorbachev se encontram em Genebra. FONTE

Enquanto o mundo vivia os últimos momentos da Guerra Fria, o Brasil passava por um período de importância histórica fundamental pois, em janeiro daquele ano, Tancredo Neves tomou a posse como Presidente da República por eleições indiretas. Entretanto, vale lembrar que, apesar da Emenda Dante de Oliveira – destinada a introduzir as eleições diretas – não ter sido aprovada em 1984, a corporação militar já não tinha poder para escolher o candidato do governo. Outro fato importante foi a realização de eleições municipais no Brasil que já não se realizavam há 20 anos.

Durante o cortejo fúnebre de Tancredo, o povo deixa uma mensagem. FONTE JovemPan

Durante o cortejo fúnebre de Tancredo, o povo deixa uma mensagem. FONTE JovemPan.UOL

Entretanto, a morte de Tancredo, em 21 de abril, jogou um “balde d´água” nos anseios democráticos dos brasileiros, que organizaram multidões para acompanhar o enterro deste político. No lugar de uma personalidade capaz de agregar qualidades raras –honestidade, equilíbrio e coerência – a presidência foi tomada pelo antigo membro do partido de situação Arena; José Sarney. Este novo presidente precisou lidar com um quadro econômico marcado por ascendentes dívidas interna e externa, assim como uma inflação que chegou a bater a casa de 235,5% – um “fantasma” que ficou conhecido entre nós como SUPERINFLAÇÃO!

Na Tecnologia:

Em março deste ano a empresa Symbolic Inc. foi responsável por criar o primeiro domínio comercial na internet; o símbolic.com. Isto pode parecer algo sem importância, mas foi um momento importante para o desenvolvimento de toda uma revolução na economia contemporânea, assim como a criação da Free Software Foundation (Fundação Software Livre) que, seguindo a premissa dos criadores da internet, defende o desenvolvimento de softwares acessíveis para todo mundo. Por fim, não tem como deixar de lado o lançamento do Windows 1.0, uma interface bidimensional do DOS que terminou por causar uma completa reconfiguração nas relações entre as pessoas comuns e os computadores, com sua interface acessível, para a época.

Windows 1.0. Sim. Isso era uma interface mais "facil" para os usuários. FONTE

Windows 1.0. Sim. Isso era uma interface mais “facil” para os usuários. FONTE

Na música:

Com o investimento de 11 milhões de dólares, foi realizada, em janeiro, a primeira edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro e reuniu um toral de 1 milhão e 380 mil espectadores e contou com a participação de grandes nomes do rock, como Queen, Iron Maiden, Ac/Dc, Whitsnake, Scorpions, Ozzy Osbourne e diversos brasileiros importantes para nossa história da música, como Rita Lee, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Lulu Santos e muitos outros.

Já no plano internacional, a organização USA for África, organizou a gravação do single “We Are The World”, que conseguiu reunir grande parte dos músicos que marcaram a cena do pop norte-americano desta época, como Michael Jakson, Cindi Lauper, Bob Dylan, Ray Charles, Bruce Springsteen e muitos outros. Com isso, a organização foi capaz de levantar mais de 75 milhões de dólares

Vista aérea Rock in Rio 1985

Vista aérea Rock in Rio 1985. FONTE: Acervo O GLOBO

Nos quadrinhos:

O lendário quadrinistas Alan Moore já era aclamado pela crítica por sua obra Swamp Thing (A coisa do Pântano) que lhe rendeu uma série de premiações e nominações como melhor escritor nos maiores eventos de quadrinhos do mundo. Além disso, a tirinha de Calvin e Aroldo fazia sua estreia em 35 jornais pelos EUA.

No Brasil, o período entre 1964-1985 é considerado o momento em que os quadrinhos se tornaram um importante “front” de resistência à opressão e censura da Ditadura Militar. Dentre os maiores exemplos de autores que marcaram esta época, precisamos citar os membros do periódico “O Pasquim”, formado por grandes nomes como Ziraldo, Millôr Fernandes, Ivan Lessa, Henfil, Jaguar e colaboradores como Chico Buarque de Holanda, Rubem Fonseca, Odete Lara e Glauber Rocha. Os militares esperavam que este semanário logo saísse de circulação. A partir de 1985, o fim do domínio autoritário deu espaço à novas experiências com temas que, até então eram considerados proibidos, com um tipo de humor mais escrachado e ousado.

Primeira tirinha de Calvin e Aroldo, lançada em 18 de novembro de 1985. FONTE

Primeira tirinha de Calvin e Aroldo, lançada em 18 de novembro de 1985. FONTE

Nos Videogames:

Em setembro deste ano, a Nintendo lançou sua franquia de maior sucesso – “Super Mario Bros” – que vendeu cerca de 40 milhões de cópias por todo o mundo e se transformou na mais conhecida referência no estilo de jogo “side-scrolling plataformer”. Neste jogo foram introduzidos personagens como a princesa Peach (com nome original de “Princess Toadstool”), assim como o carismático Toad e o malévolo Bowser.

Super Mario Bros foi lançado no Japão e EUA, em 1985 e logo virou um enorme sucesso! FONTE: Mario.Wikia

Super Mario Bros foi lançado no Japão e EUA, em 1985 e logo virou um enorme sucesso! FONTE: Mario.Wikia

Naquele mesmo mês, a CAPCOM lançou nos árcades o pioneiro “Ghosts´n Goblins”, de Tokuro Fujiwara, no qual você pode controlar um cavaleiro valoroso numa empreitada para salvar sua amada. Este jogo ficou entre os mais populares do ano e, hoje, é considerado uma importante referência na história dos games. Já nos computadores, a produtora Broderbund lançou o jogo “Were in the World is Carmen Sandiego?” que com seu formato investigativo, cativou pessoas por todo o mundo e se transformou, inclusive, numa série de animação que chegou a ser veiculada aqui no Brasil, durante a década de 1990.

Ghosts´n Goblins foi um jogo muito inovador para a época. O mais divertido é que ele perdia a armadura se tomasse uma "porrada" e ficava andando de cueca!! FONTE

Ghosts´n Goblins foi um jogo muito inovador para a época. O mais divertido é que o protagonista perdia a armadura se tomasse uma “porrada” e ficava andando de cueca!! FONTE

No cinema:

Os Trapalhões no Reino da Fantasia. Fonte: Banco de Conteúdos Culturais

Os Trapalhões no Reino da Fantasia. Fonte: Banco de Conteúdos Culturais

Nesta época as salas dos cinemas norte-americanos ficavam lotadas com pessoas que queriam ver o terceiro da série MAD MAX (Beyound Thunderdone) e, enquanto isso, a garotada corria para ver a mais nova produção de Steven Spielberg: Os Goonies. Já no Brasil era lançado Os Trapalhões no Reino da Fantasia, numa inusitada parceria com os Estúdios Maurício de Souza. Além disso, os editores finalizavam “A Ópera do Malandro” que foi baseada no musical escrito por Chico Buarque de Holanda. Baseada nos clássicos Ópera dos Mendigos (de John Gay) e A Ópera dos Três Vintens (de Bertolt Brecht e Kurt Well), esta obra conta a história dos cariocas “excluídos” que viviam no Rio de Janeiro da Década de 1940.

Por fim, deixo uma boa (e não muito cara) dica para quem quiser guardar uma lembrança deste dia. Uma caneca com o Dr. Emett, lá do TOYSHOW! FONTE: TOYSHOW

Por fim, deixo uma boa (e não muito cara) dica para quem quiser guardar uma lembrança deste dia. Uma caneca com o Dr. Emett, lá do TOYSHOW! FONTE: ToyShow

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply