Paleotrip: Rio de Janeiro

Olá pessoal!

Estamos de volta com nosso espacinho virtual depois de nossas tão desejadas férias! Muita coisa aconteceu desde o fim do ano passado e agora podemos retomar com calma nossos trabalhos com os artigos apesar de, na verdade, nunca termos parado de reunir informações para adicionar no site.

Neste janeirão, eu e a Bá, minha esposa, decidimos ir até o Rio de Janeiro…de moto! #hajabunda

12637255_10208558053578450_1607242713_o

Taí o percurso que fizemos! Fonte: GoogleMaps

Foram 12 dias em um percurso realizado sobre uma Teneré 250cc, uma mochila gigante e muita vontade. Nosso ponto de partida foi a cidade de Campinas rumo ao Rio de Janeiro e, a patir dalí, seguimos para Petrópolis, Teresópolis e voltamos para o Rio de Janeiro. Aliás, a razão pela qual escolhemos ir para o Rio era, principalmente, conhecer o Museu Imperial em Petrópolis. Aproveitando o motivo, fizemos um roteiro cidade-em-cidade.

20160109_190231

No retorno passamos por Angra dos Reis e optamos por parar em Ubatuba, antes de voltar para casa. Ao longo do percurso de 1300 Km, passamos por apartamentos alugados pela AirB&B e hostels para que pudéssemos descansar um pouco – já que, além do tempo de estrada, não estava nada fácil carregar nossa “malinha” (com cerca de 20 Kg) durante o percurso.

Esta foto é de uma outra viagem, em São Luís do Paraitinga. Apenas para ilustrar a “pequena malinha” que usamos nos rolês de moto.

Tá tranquilo. Tá favorável #sqn #tápesado

A ida foi “osso”, já que fizemos o trajeto desde Campinas até a cidade do Rio de Janeiro em 7 horas, com apenas três paradas e, como vocês devem imaginar, chegamos lá com a bunda quadrada – mas felizes da vida. #terrafirme

20160110_123235

Morto com farofa! uhauhuhaa

Chegando lá, encontramos quatro amigos que haviam chegado no dia anterior de avião. E não pensem que ficamos morgando ali não! Foi o tempo de um banho e partiu balada! Fomos a um bar chamado Sacrilégio, que fica no agitado bairro da Lapa. Bem dahora, viu! É um esquema bem pra gringo, com todo tipo de música brasileira (de MPB ao funkão), mas fizemos a linha do paulixxxta dexxxcolado e nos demos bem.

FB_IMG_1452460631752

Enturmados na gringolândia =D A nossa amiga Érica estava acompanhando três amigos mexicanos (Sandra, Henrique e Nelson) pelo Rio e passamos o fim de semana com eles. Uma galera demais, que não perderia uma festa por nada. Foi “muy padre”, como eles dizem!

Nos dias seguintes que passamos na cidade do Rio de Janeiro saíamos todos os dias pela manhã para percorrer o maior número de museus e outros lugares históricos, com objetivo de reunir o máximo de informações possível sobre o Rio. Podem ficar tranquilos que tudo isso será disponibilizado aos poucos em outros posts, mais específicos sobre cada lugar, ok?

20160113_125644

No Paço Imperial, onde ocorreram vários acontecimentos importantes da nossa História, como a assinatura da Lei Áurea. Hoje funciona como Museu e espaço cultural, com exposições de arte.

Para falar a verdade, é bem difícil simplesmente fazer um resumo sobre todas as experiências pelas quais passamos durante estes dias mas, algo que com toda certeza marcou essa viagem, foi o fato de termos encontrado o pessoal do podcast Sobre História! Depois de termos assistido à banca de qualificação de Mestrado do Raone, – o Baby do Sobre História, conversamos por um tempão durante um café da tarde sensacionallll (maneiríssimo, como diriam os cariocas) e pudemos conhecer um pouco mais o pessoal e sobre os projetos que têm desenvolvido junto ao meio acadêmico. Em suma, um novo olhar sobre o ensino de História e da Educação de uma maneira geral =D

Falar com Raone, Carla, Lícia, Mariana e com o Daniel serviu para mim como uma enorme inspiração para dar continuidade a este projeto com o blog Paleonerd, além de me apresentar uma série de novas perspectivas sobre as linhas de pesquisas que estão em andamento no nosso país hoje. Foi uma verdadeira honra poder conhecer pessoas com ideias diferentes e corações tão grandes! Obrigado por todo o carinho, pessoal.

12622169_1539889126321129_276101922901212576_o

Por falar em conhecer pessoas bacanas, conhecemos muuuuuuuitas! Gostaria de mandar um “salve” muito especial para dois jovens que, com o exemplo que deram, Tiago e Victor, que foram responsáveis por nos animar a continuar com nossa ideia de fazer as trilhas da Serra dos Órgãos, mostrando que não é tempo ruim que atrapalha a possibilidade de conhecer cenários muito legais.

20160116_132152

Foi trilha com chuva e tudo na Serra dos Órgãos.

**PS pros brother: obrigado também pelas risadas lá na Vila Saint Gallen! Esperamos poder encontrar vocês novamente em outra viagem e, Victor, to te esperando no STEAM para jogarmos um competitivo juntos!**

St. Gallen Terezópolis - Paleotrip

Exaustos, mas ainda curtindo! (A Bá dormiu na foto HUAUHHUAUHA) =p

Devo dizer que realizar esta viagem foi algo muito importante para nossa bagagem de experiências e nos permitiu desenvolver um olhar mais próximo sobre o Rio de Janeiro e seu entorno. Uma cidade em que arte e história se fundem num espaço cheio de belezas e contrastes que oferece infindáveis possibilidades de explorar e, com isso, entender melhor todo o processo histórico de configuração urbanística e social desta cidade cujas origens remontam ao período colonial.