O Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Bem galera, durante nossa grande viagem, conseguimos comprar os últimos dois ingressos do dia para participar de uma visita guiada pelo Teatro Municipal. Lá dentro encontramos a guia Gisele, que nos apresentou um vídeo com imagens sobre o processo de restauração de todo o prédio. Ao chegarmos no primeiro piso, fomos recebidos no corredor de entrada da sala, onde a guia Mayara tomou frente de nossa visita e continuou a nos explicar um pouco mais sobre o lugar que conta, hoje, com 2250 assentos.

Construído entre os anos de 1905 e 1909, o Teatro Municipal é um típico exemplo de tentativa de elaborar uma gloriosa história da formação nacional republicana, para o qual foram destinados (entre estes anos) 2% de toda a riqueza gerada no país durante este período.

Creative Commons By Denis Gascó

Creative Commons By Denis Gascó

Idealizado por Arthur Azevedo (que era irmão de ALOÍZIO AZEVEDO, escritor do livro “O Cortiço”) a construção do edifício só teve início durante o governo do Pereira Passos, como parte do processo de reforma urbana da cidade inspirada no modelo realizado na França neste mesmo período. As belas pedras que compõem seu interior foram entalhadas na Argélia e importadas para cá para serem acomodadas em nas escadas e pilastras desta construção que ocupa um quarteirão no bairro Cinelândia, ondem podemos encontrar também o famoso cinema Odeon, em funcionamento até os dias atuais.

Durante seus 106 anos de funcionamento, o edifício sempre manteve a função de realizar espetáculos e recepcionar grandes festas. Como foi o caso das décadas de 1930 e 1970, quando o espaço abrigou luxuosos bailes de carnaval, conhecidos por contarem com desfiles de fantasia – algo que foi lembrado, inclusive, por um idoso que acompanhava nossa visita guiada.

IMG_1463

O hall de entrada é caracterizado pela enorme pompa, uma vez que servia de entrada para os compradores de assentos mais caros como os camarotes, enquanto às pessoas locadas na plateia eram reservadas as entradas laterais.

Um importante destaque recais sobre a sala de motivos assírios e persas, onde estava situado o “Restaurante Assírio”, que revela azulejos inspirados nas cores, formas e inscrições cuneiformes características dos povos mesopotâmicos, numa mistura que hoje nos soa estranha e anacrônica. Todavia, o espaço sofreu grande degradação com o passar dos anos, em função da gordura que ficava depositada nos azulejos e nas pedras instaladas no local.

IMG_1401

Outro aspecto interessante deste espaço se encontra na presença das esculturas de touros, que permeiam todas as colunas da sala que, na cultura dos povos antigos sempre foi associada a força e poder. De qualquer forma, esta sala agora apresenta um bar e serve como sala de espera às pessoas que chegam atrasadas para os espetáculos, que só podem entrar durante o intervalo das apresentações.

Untitled-1

Entre os anos de 2008 e 2010 foi realizada uma grande restauração para a qual foram destinados 68 milhões de reais. Para tanto, foram contratados 915 profissionais (dentre os quais 350 restauradores) que utilizaram 50.000 kg de cobre e 219.00 folhas de ouro para devolver a este lugar todo o luxo de seus anos iniciais.

IMG_1452

Além do belíssimo espaço, um dos grandes pontos altos de visitar o teatro municipal está no pano de boca, que resguarda o palco, de 12 metros de altura por 13 de largura, pintado por Eliseu Visconti com o tema “A influência das Artes sobre a Civilização”, estabelecido pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

IMG_1466

Um espaço muito interessante que nos permite entender mais sobre os ideais estéticos que serviram como norte para a criação deste edifício destinado ao entretenimento das elites brancas que controlavam a economia cafeeira do país.

IMG_1457

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

PaleoNerdMe chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

View all posts by PaleoNerd

Leave a Reply