Basílica de Siponto: encontro da arte contemporânea com arqueologia

Basílica de Siponto: encontro da arte contemporânea com arqueologia

Ao Sul da Itália, na região de Puglia encontra-se o Parque Arqueológico de Siponto, conhecido pela sua relevância histórica onde vários artefatos do Império Romano ainda são encontrados. Dentro do parque há uma área que ainda abriga as ruínas de uma antiga basílica cristã que apresentam técnicas construtivas remanescentes da arquitetura românica.

Basilica

Este é um exemplo de uma construção BASÍLICA, típica da Arquitetura Românica utilizada especialmente para igrejas cristãs. Basicamente, seu interior dividia-se longitudinalmente numa nave central flanqueada por duas ou quatro naves (corredores laterais). Ao corpo principal da igreja foi acrescentado um eixo transversal chamado de transepto que dividia a igreja em dois espaços – para os fieis e para o clero-, que “de quebra” acrescentava à planta o simbolismo da cruz latina. Fonte

A Basílica romana seria basicamente uma evolução da Ágora grega, sendo que as versões romanas destes espaços eram cobertas. Originalmente, as basílicas romanas eram edifícios multifuncionais, que poderiam albergar áreas públicas, políticas, comerciais e sociais. Eram lugares de reunião destinados a assembleias cívicas, funcionando muitas vezes como tribunais ou espaços comerciais, tornando-se um edifício central e indispensável em qualquer cidade importante.

A basílica era um edifício grande e comprido, geralmente composto por uma nave (corredor) central, duas colaterais e uma ou mais absides. As naves laterais são mais baixas, com o objetivo de não obstruir as janelas altas na parte superior da nave central. Numa posição bem visível, ao fundo, estava a tribuna que mais tarde seria adaptada pelo culto cristão transformando-se no altar e no púlpito.

A presença da antiga basílica cristã em Siponto reforça a relevância regional que o local tinha na época, quando era um centro urbano movido pela atividade portuária até o Século XIII, quando a área foi abandonada por conta da ocorrência de terremotos.

O marcador aponta a região de Puglia, importante ponto de comércio marítimo da Itália. Google Maps

O marcador aponta a região de Puglia, importante ponto de comércio marítimo da Itália. Google Maps

No local da antiga igreja, o artista plástico Edoardo Tresoldi com o apoio da MiBACT (Ministério do Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da Itália) e da Superintendência de Arqueologia de Puglia, construiu uma nova igreja em malha metálica baseada nos estudos arqueológicos que indicam como teria sido esta construção.

©BlindEyeFactory_EdoardoTresoldi_S.MariadiSiponto_2016_086.

A obra contemporânea foi construída sobre as ruínas do alicerce original da igreja românica. Fonte

Apesar da aparência ultramoderna por conta do material, a instalação contém elementos detalhados da arquitetura românica como as colunas caneladas, domos e até figuras humanas que estão dispostas pela estrutura.

edoardo-tresoldi-wire-mesh-installation-gargano-puglia-designboom-013

O material escolhido em malha metálica permite a visualização tridimensional da articulação e encaixe entre as peças, criando este efeito “holográfico”. Fonte

©BlindEyeFactory_EdoardoTresoldi_S.MariadiSiponto_2016_021

Detalhes típicos da arquitetura românica presentes na reconstrução: planta em cruz e arcos estruturais. Fonte

©BlindEyeFactory_EdoardoTresoldi_S.MariadiSiponto_2016_023

©BlindEyeFactory_EdoardoTresoldi_S.MariadiSiponto_2016_107.

A obra é complementada por figuras humanas dentro da estrutura. Fonte

©Blindeyefactory_EdoardoTresoldi_Le-Basiliche_2016_33

Devido à permeabilidade visual do material é possível ver até os encaixes das estruturas. Fonte

A escultura monumental de 14 metros de altura, 7 toneladas e 900 mil Euros ocupa o espaço com um volume impactante porém leve e transparente como um holograma, “ressucitando” essas ruínas através da arte contemporânea.

edoardo-tresoldi-wire-mesh-installation-gargano-puglia-designboom-015

O vídeo abaixo você apresenta a obra de Edoardo em mais detalhes:

O artista tem outras obras incríveis! Conheça mais do trabalho de Tresoldi em sua galeria no Behance e em seu Facebook 😉

Post originalmente publicado em www.garimpoarquitetura.com.br,  por Bárbara Gascó.

COMENTÁRIOS

Desembuche aqui:

Share this:

About the Author

Bárbara GascóOlá, terráqueos! Sou Bárbara Gascó, conhecida também como Barbrão por minha conhecida habilidade em várias esferas, tipo faz-tudo =) e esposa do Sr. Denis Gascó, PaleoNerd. Sou Arquiteta e Urbanista e atuo na área desde 2012. Paralelamente, escrevo sobre Arquitetura+História e, como única representante do sexo feminino neste navio pirata, pautas acerca de questões sobre Feminismo e Igualdade de gêneros.

View all posts by Bárbara Gascó

Leave a Reply