Sobre

Oi!

Me chamo Denis e sou professor de História. Concluí minha Graduação em Licenciatura em História na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Assis-SP em 2009. Em 2014 concluí minha Especialização em Educação, Arte e Multimeios pela Unicamp. Atuo na área desde 2010, ministrando aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibulares, assim como, palestras e oficinas para jovens e adultos.

Foram muitos desafios dentro de salas de aula tentando encontrar uma maneira mais próxima aos alunos de passar o conteúdo escolar através de abordagens midiáticas como aulas digitais, blogs direcionados a casa série, etc. Infelizmente, o sistema educacional ainda é bastante “engessado” e permite pouca flexibilidade – quem é professor sabe!

De qualquer forma, o que não nos mata nos torna ainda mais fortes e, com esta máxima na cabeça, sempre segui no sonho de mostrar que História está em todos os aspectos de nossas vidas e que entendê-la é algo que deixa nossa vida mais rica e interessante.

Lidar com a garotada não é uma coisa fácil, como muitos costumam imaginar, pois exige que o professor esteja antenado em novidades no mundo dos livros, filmes, séries, videogames e, é claro, nas novas formas de comunicação da internet: sites, blogs, vlogs e virais. Neste sentido, o primeiro passo no reordenamento sociocultural da civilização implica em transformações no abstrato mundo das ideias que, por sinal, são o nosso grande meio de trabalho. Afinal, para sermos capazes de enfrentar este universo de mudanças constantes – potencializado pela cibercultura – é preciso REALMENTE ACREDITAR QUE NOSSA FUNÇÃO FAZ A DIFERENÇA! E EU ACREDITO!

Quero ajudar a garotada a ver que existe um monte de teoria sobre coisas que eles conversam todos os dias e mostrar que é plausível a ideia de construir uma perspectiva histórica sobre a realidade em que eles vivem! Oferecer bases científicas para a iniciativa autônoma desta moçada, que vive antenada aos mais variados canais de informação. Esse é meu sonho, e este é o MEU primeiro passo!

Agora, tirem os sapatos, relaxem e venham curtir as curiosidades do PALEONERD e, de quebra, aprender um pouco mais sobre diversos períodos históricos. A partir daí, as relações que cada um de vocês pode fazer com o mundo em que vivemos depende de vontade própria para pesquisar e entender melhor o que somos, enquanto humanos, e como podemos melhorar a cada dia desta fantástica aventura; que chamamos de vida.

E quem é esse Paleonerd?

O paleonerd é um tipo incomum…. Também conhecido como Barbudus Nerdológicus Domésticus, este animal apresenta formação robusta, olhar vago e face dotada de grandes pelos faciais. Conhecido por habitar regiões próximas a bares, onde a cerveja seja desprovida de cereais não maltados este ser vivo apresenta grande temperamento e curiosidade.

Ocorrência: Este ser costuma vagar pelas florestas de concreto na região sudeste brasileira, próximos a bibliotecas, escolas e feiras de antiguidades.

Conhecido desde tempos pícaros, este animal tem suas relações com humanos cercada por lendas, dentre as quais podemos encontrar registros acerca da incessante busca por informações do passado.

Sempre a procura de algo novo sobre o antigo, ele vasculha os mais variados sítios arqueológicos do ciberuniverso e sente enorme prazer em debruçar-se sobre coisas que ajudam a romper com estereótipos do senso comum.

Um abraço,

Prof. Denis Gasco

Leave a Reply